Somos um país de bimbos

Manel Tinoco de Faria
7 min readAug 10, 2020

“Cuspidos e escarrados”. A expressão não é minha, é dum bimbo qualquer. Que não é doutor nem engenheiro. A verdade é esta e não há História nem CMTV que contradigam o óbvio: somos uns chanchos e… talvez não seja assim tão mau como isso.

AO MENOS NÃO SOMOS

“we get it…”

como os franceses. Ah! Tass bem, não?

NOPE

Do Goucha ao Malato, passando pela patetice que foi crescer nos anos 80/90 e ter visto um arco-íris absolutamente mentiroso, num espaço de 30 anos deixamos de ser os coitados da Europa para recebermos tudo o que são eventos de tudo e mais um par de botas. Da Timberland, pois claro, mas do chinês porque são ‘má baratas’ pá.

ORIGENS

Dizem que somos sobrinhos de franceses — Borgonha — mas em boa verdade há quem diga que o pai do D. Afonso era húngaro. Ou seja, somos 1/7 visigodos, outro suevos, outro celtas, outro iberos, noves fora vai-se a ver e temos costela cigana.

Na tua tromba Ventura.

apanhado em thumbs up, após fazer saudação nazi

ABIMBALHANDO POR AÍ

#faloubimba

Cresci com mediania musical, daí ter procurado fora, uma atitude bimba mas epá, entre Delfins, Paulo Gonzo e Pólo Norte se calhar vou ali ouvir Pearl Jam ou outra coisa qualquer.

Os atributos do bimbo não mudaram. Da IC-19 à Quinta da Marinha, qualquer João é bimbo de sangue. Isto é, como dizer, ‘cromossomo-sintomático’.

Ninguém sabe ou quer saber sobre grande coisa. Tudo vai pela rama. Diz-se a primeira coisa que vier à cabeça. Ninguém lê ponta.

Ou se lê, é do grupo Cofina, que basicamente não passa de toxina publicada e televisionada para gerações infinitas de bimbos que não saem de casa, do país, a não ser para “epá, ver aquela série nova da Netflix”.

A partir de onde? Desta coisa aqui ó…

SOFÁ

, onde são cuspidas inverdades mil e factóides de partir o coco.

Somos giros, somos seguros, somos isto, vamos ser aquilo.

Não somos nada. Fomos em tempos pais da globalização. Tivemos o maior império da História Contemporânea (no teu ânus, André Ventura). Tivemos o ditador menos sanguinário da História Contemporânea. Uow… calma. Quê?! É melhor não entrar por aqui.

Ainda vem um Marques Lopes da life com bitaites…

separados à nascença: Varys e Pedro Marques Lopes

FODA-SE O MARQUES

Lopes. O Nunes. Dois de quatro do Eixo do Mal é tudo bimbos. Bimbos com a mania que são gente. Que leem umas merdas lá fora. Que acham que serve para aqui e coiso.

Enfim, Eixo, Circulatura ou Quadratura, discutimos palitos enquanto outros mudam mentalidades e formam mentes capazes, com modelos de educação diferentes, construtivistas, que ensinam sem repetição, que estimulam o espírito crítico.

O amanhã não é dos nerds nem dos youtubers — pode ser nas métricas, mas na vida real, quem é o Want daqui a 30 anos? Sim, Want, com todo o respeito por ti, és um bimbo… tu e os teus — é dos bimbos de hoje que serão pais dos azeiteiros depois de amanhã.

“Hoje podes mudar aquilo que tens à volta!” Cristina Ferreira dix it.

“Com trabalho, todos os dias”, à la Cristiano Ronaldo.

“Acardita”, by Jorge Jesus.

Só bimbos esta merda.

BOLA, BOLAS E VENHA MAIS DO MESMO

O que é que temos fixe e que nos dê retorno?

Futebol, para nós — gajos, sobretudo -, que dele retiramos algum retorno emocional.

E bolas de Berlim na praia.

Fechem a loja que para o ano há mais.

BIMBO

O termo, e aqui agradeço a uma Ana Rita P., está associado a

provinciano, rústico, ingénuo; indivíduo parvo, tolo» e em gíria militar significa «recruta que vem do interior do país» (cf. Dicionário Houaiss). Ou seja, pode-se afirmar que bimbo sempre teve uma conotação pejorativa.

No que respeita à sua origem, esta é um pouco obscura. O termo pode estar relacionado com o radical bimb-, que deu origem ao nome bimbalhada e ao verbo bimballhar: são «(…) de origem onomatopaica, de um elemento expressivo bimbalh- (do francês brimbaler), que procurará reproduzir simultaneamente os movimentos e os sons dos sinos» (Machado, José Pedro, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, 2003). O radical bimb- também deu origem ao nome bimba, que em registos informais significa «parte interna e superior das coxas; nádegas» (idem). Nem bimbice nem bimbalhice se encontram atestadas no dicionário. O termo atestado é bimbalhada, que siginifica «toque ou repique simultâneo de muitos sinos». Todavia, é comum ouvir-se, entre os falantes, o termo bimbalhice.

Next

ENTÃO TEMOS QUE

ser bimbo não é assim tão mau. Os ingleses são bimbos. Dos americanos nem vou falar. Os franceses acham que não são só que são e todos sabem que são menos eles. Os espanhóis também acho que são um bocadinho… cá dentro? O Porto é bimbo? Faro? Évora? Epá perguntem a um bimbo qualquer que passe.

Eu acho que é uma cena flat.

A vossa família, por mais brasão que tentem puxar lá atrás — lá está, postura bimba… — veio dum Silva lá atrás que era 3º assistente do 12º descascador de batatas do Palácio do Boda, onde morava Rei Sousa, O Merdas.

Somos todos uns soldadinhos abimbalhados nesta TED Talk de gentinha.

E o melhor… é que adoramos.

OS EMPREENDEDORES

“Tinha de vir…”. Ah pois tinha!

“Chovam nomes!”. Nem vou dizer. Mas posso soltar um Pedro Caramez. Aqueles gurus de nada, sabem?

Ui, #tantos!

Começou com o “bate punho” que hoje virou buraco negro. Lá fora não é diferente. O Tony Robbins fica roco, a Apple já não inova e o Musk só investe em merdas que não interessam.

No entanto, “lá vai bimbo” a correr atrás deles… enquanto acha que são os salvadores disto tudo. Da mente, da tecnologia e dum futuro risonho.

Bimbos, cuidem-se: a carteira e o corpinho é que interessam.

O resto são putativas reticências deste hífen que é a vida.

INFLUENCIADORES e PAINELEIROS

“Vamos acabar com os programas de futebol”, riu-se o Ricardo Costa há uns tempos. Pois, só que no dia a seguir continuava a levar porrada velha da CMTV.

Já o disse e repito: quem vende mais lá fora também é o The Sun. Não vejo mal numa quota parte de bimbalhice.

Os bimbos mandam: Jair, Trump, o Boris lá em cima, aqui ao lado vemos que também não passam de bimbos bem vestidos.

Esses são os piores… lembram-se do curso que depois não era? Ui! Baita!

Do Sócrates ao Passos, do Seguro ao Rio, até os ‘veteranos de guerra’ são bimbos. Marques Mendes, Santana. O nosso presidente vem da terrinha.

Tal como o Salazar.

O Dom Duarte acha que nasceu em Berna, mas eu acho que foi em Neuchâtel. O verdadeiro D. Duarte, o Filósofozinho, era de Viseu.

Não fujamos da História que nos define.

Há um bimbo em cada Vasconcellos.

O BIMBO É BRANCO?

O bimbo não escolhe cor, meus amigos.

Por mais que o Ventura ache que não seja um bimbo (pior: que todos os que andam à sua volta que não partilhem a naturalidade seu CC) ou que os seus partidários (melhor: os familiares e amigos) “em boa verdade vos digo” bimbos e bimbas: há padres bimbos para cacete, no chamado ‘clero’.

Há bimbalhada a murro na ‘nobreza’.

O povo é bimbo e a união dos bimbos faz a força!

Em todos os campos, cátedras e credos há bimbos.

Eu acho que o branco criou o bimbo para se tornar, de forma inconsciente, ainda mais bimbo que os demais.

É um garante de uma certa ‘falsa superioridade’.

Mais ou menos estrutural que o racismo? Obviamente menos, calma, cada coisa na sua devida e importante gaveta!

GAVETAS

  1. Racismo: implica destituir de respeito, direitos e liberdades (há quem diga de vida, mais recente, infeliz e tristemente) ou infra-humanizar outros iguais a ti;
  2. Bimbismo: não implica porra nenhuma porque segue o trail branco>branco à boa e à Portuguesa, ou seja, existe no máximo snobeira e jamé xenofobia ou campos de concentração.

Digo isto porque creio que o bimbo é uma convenção branca. Daquilo que este triste branco que vos escreve acha.

Por favor, opinem.

Há outros bimbos nesta aldeia global?

(se) sim, então refiram-se à definição primeira e ignorem a última.

E SE FOSSES MAS É ALI VER SE CHOVE?

posso ir, não sem antes mandar-vos ir dar meia volta ao cavalo pá.

PORQUE O SABER NÃO OCUPA LUGAR

Bimbo é a segunda cidade da República Centro-Africana, a sudoeste de Bangui, ao lado do rio Ubangi. Tem uma população de 124 mil habitantes.

E nenhum deles é tão bimbo como nós!

#bimbos4life #youcanrun #neverhide

--

--